Objetivo

É importante pensar na prevenção de deficiências nos diversos níveis, mas principalmente na prevenção primária uma vez que promove a redução do sofrimento do indivíduo que seria acometido pela deficiência bem como por todos que o cercam, além de reduzir gastos com programas de recuperação, uma vez que sabe-se que a prevenção primária tem custos menores que a prevenção secundária ou terciária.

Desta forma visa-se a prevenção de diversas deficiências através de programas de promoção de informações, a fim de proporcionar aos indivíduos melhores condições de desenvolvimento nos períodos pré-natal, perinatal, neonatal e pós natal.

Além de promover prevenções de saúde no período inicial de vida, é necessário ações de prevenção de doença por toda a vida como evitar acidentes e doenças que afetem o sistema neuromotor e outros órgãos sensoriais por toda a vida.

Assim a prevenção primária inclui dois níveis que são as medidas de promoção de saúde (1° nível) bem como as medidas de proteção contra deficiências (2° nível).

Concentraremos nosso trabalho na prevenção primária de 1° e 2° nível, realizando intervenções que atinjam futuros pais, gestantes e funcionários de empresas privadas.

segunda-feira

2ª Intevenção do PSIPREVINE

   A segunda intervenção PSIPREVINE se deu com a concentração do grupo em uma Empresa na área de vendas na cidade de Vitória da Conquista Bahia. 
     Tendo um contato inicial com os funcionários (6 pessoas), abordamos inicialmente em grupo a prevenção primária de deficiências de nível 2, falando sobre a prevenção de acidentes de trabalho, acidentes de trânsito, uso de drogas, álcool e sua relação com as diversas deficiências. 
    Em um segundo momento, intervindo apenas com as funcionárias falamos sobre a prevenção primária de nível 1, abordando os cuidados que se deve ter no período pré-natal.
    Conscientizamos também o diretor da Empresa a fim de que seja evitado qualquer ambiente que propicie algum tipo de acidente no trabalho.
   Sempre lembrando e parafraseando o que diziam nossos avós, "Melhor é prevenir do que diagnosticar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário