Objetivo

É importante pensar na prevenção de deficiências nos diversos níveis, mas principalmente na prevenção primária uma vez que promove a redução do sofrimento do indivíduo que seria acometido pela deficiência bem como por todos que o cercam, além de reduzir gastos com programas de recuperação, uma vez que sabe-se que a prevenção primária tem custos menores que a prevenção secundária ou terciária.

Desta forma visa-se a prevenção de diversas deficiências através de programas de promoção de informações, a fim de proporcionar aos indivíduos melhores condições de desenvolvimento nos períodos pré-natal, perinatal, neonatal e pós natal.

Além de promover prevenções de saúde no período inicial de vida, é necessário ações de prevenção de doença por toda a vida como evitar acidentes e doenças que afetem o sistema neuromotor e outros órgãos sensoriais por toda a vida.

Assim a prevenção primária inclui dois níveis que são as medidas de promoção de saúde (1° nível) bem como as medidas de proteção contra deficiências (2° nível).

Concentraremos nosso trabalho na prevenção primária de 1° e 2° nível, realizando intervenções que atinjam futuros pais, gestantes e funcionários de empresas privadas.

sexta-feira

Prevenção: O melhor remédio

                                   
Uma vez que sabemos da importância da prevenção para com a mulher grávida ou com a que planeja engravidar, é de igualitária importância atentar também para o cuidado que os pais deverão ter no puerpério, período após o nascimento de seu bebê, contribuindo para se evitar doenças e deficiências futuras.

Após o nascimento da criança, uma série de medidas precisam ser tomadas para se evitar as deficiências. Assim que o bebê nascer, os pais devem se conscientizar de que é importante que seu bebê seja submetido a certos exames específicos, chamados triagens neonatais,  que vão prevení-lo de diversas doenças.
Entre eles:



Teste do Reflexo Vermelho: famoso Teste do Olhinho, rápido e indolor, preciso ser feito antes de bebê sair da maternidade, e é importante para que possa detectar algum tipo de anormalidade na retina do bebê, onde os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja e amarelo quando atingidos pela ‘lanterninha’. Doenças congênitas podem ser detectadas a partir do Teste do Olhinho, como catarata, o glaucoma, tumores intra-oculares, como retinoblastoma e retinopatia de prematuridade, entre outras. Se detectada alguma anormalidade, a criança deverá ser encaminhada ao serviço de oftalmologia pediátrica, para realização do tratamento específico.



Teste do Pezinho: O mais comum, feito entre o 3º a 7º dia de vida da criança, onde gotinhas de sangue são retiradas do calcanhar da criança para que se possam detectar doenças genéticas e congênitas, evitando assim, futuras seqüelas.

Triagem Auditiva Neonatal, mais conhecida como Teste da orelinha: Mesmo que não haja casos de surdez na família, o bebê pode apresentar problema auditivo quando nasce. O teste da Orelhinha é feito após 48 horas do nascimento da criança, tempo o curso de 5 a 10 minutos, feito no berçário, não acorda (pode ser feito durante o sono do bebê) nem incomoda a criança, apenas lhe é colocado um microfone em sua orelha, onde este fica acoplado num computador que emite sons de fraca intensidade, recebendo as respostas produzidas pela orelha do bebê. Se o resultado for negativo, a criança deve fazer o teste novamente em 15 a 20 dias, e se o resultado persistir, deverá ser encaminhada ao otorrinolaringologista para acompanhamentos futuros.

A prática da prevenção é importante em todos os períodos da vida criança, mas a partir dos primeiros anos de vida do bebê, a criança está sujeita a adquirir algum tipo de deficiência, então medidas preventivas como estas acima, além de ter a consciência da importância de eventuais visitas ao pediatra para exames rotineiros e a vacinação regular é de extrema importância para o acompanhamento do desenvolvimento, e, consequentemente, para a saúde do seu bebê. E, acima de tudo, ame seu filho, e tenha a certeza que, seguindo essas recomendações, ele irá crescer saudável e principalmente, feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário