Objetivo

É importante pensar na prevenção de deficiências nos diversos níveis, mas principalmente na prevenção primária uma vez que promove a redução do sofrimento do indivíduo que seria acometido pela deficiência bem como por todos que o cercam, além de reduzir gastos com programas de recuperação, uma vez que sabe-se que a prevenção primária tem custos menores que a prevenção secundária ou terciária.

Desta forma visa-se a prevenção de diversas deficiências através de programas de promoção de informações, a fim de proporcionar aos indivíduos melhores condições de desenvolvimento nos períodos pré-natal, perinatal, neonatal e pós natal.

Além de promover prevenções de saúde no período inicial de vida, é necessário ações de prevenção de doença por toda a vida como evitar acidentes e doenças que afetem o sistema neuromotor e outros órgãos sensoriais por toda a vida.

Assim a prevenção primária inclui dois níveis que são as medidas de promoção de saúde (1° nível) bem como as medidas de proteção contra deficiências (2° nível).

Concentraremos nosso trabalho na prevenção primária de 1° e 2° nível, realizando intervenções que atinjam futuros pais, gestantes e funcionários de empresas privadas.

domingo

Já diziam nossos pais: melhor prevenir do que remediar

É preferivél que ainda na maternidade seja feito o teste do olhinho antes do Bebê ter alta, mamães se informem a respeito  e peçam para que seja feito com seu filho, ele diagnostica e previne possíveis deficiencias. É rápido( de 2 a 3 minutos) fácil e melhor não dói, não precisa de colírio, uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma "lanterninha", onde vai ser observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo.
A prematuridade é apontada como um fator que pode contribuir para algumas deficiencias visuais, neste caso o bebê prematuro precisa de uma assistencia contínua. Através do teste do olhinho pode ser diagnósticado e tratado a retinopatia da prematuridade que é trazida pelos autores como uma das principais causas da cegueira infantil. 
O sistema único de saúde (SUS) oferece suporte para que, com crianças ainda na maternidade( ou depois da saída desta) sejam realizados os testes do olhinho, ouvido, bem como o teste do pézinho visto como o mais comum entre todos 

6 comentários:

  1. www.baixelivro.com

    me segui

    ResponderExcluir
  2. Isso é disponível pelo SUS?

    ResponderExcluir
  3. Sobre os filmes, vocês sabem de algum site onde eu pozo baixar?

    ResponderExcluir
  4. O teste do olhinho deve ser feito antes de sair da maternidade.

    ResponderExcluir
  5. Você pode procurar no google, lá você encontra vários sites legais! Mas você pode comprar o filme, ou locar, é até mais legal!

    ResponderExcluir
  6. Sim, é feito pelo SUS, todo o pré natal pode ser feito pelo SUS tbm! E deve ser feito antes de sair da maternidade sim, muito bem coloca por Maurício. ;)

    ResponderExcluir